segunda-feira, 30 de março de 2009

Bônus pra inglês ver!

A secretaria da Educação, anunciou na semana passada, pagamento de bonificação aos profissionais da Educação, referente ao seu desempenho no ano de 2008. Para relembrar ao querido leitor, no ano passado, o pacote de melhorias no setor educacional, apresentado pelo governo do estado de S. Paulo, previa, entre outras coisas, metas a serem cumpridas nas escolas, cuja premiação se daria em bônus pago em dinheiro, no caso de as unidades escolares serem bem sucedidas.

O bônus em questão, foi uma das bandeiras da greve de professores. A APEOESP, que representa a categoria, questionou a ação do governo, pedindo um aumento real de salario e melhores condições de trabalho nas escolas, que como todos sabem, passa por uma profunda crise de identidade e de valores.

O governo não retrocedeu quanto a questão, manteve sua politica, impondo tal ação. Agora, usa do bonus, para propagandear na mídia, fatos que não estão de acordo com a realidade, posto que os anuncios feitos pelo governo, vão na contramão do que se passa nas escolas paulistas.

Em primeiro lugar, nenhum professor receberá os 12 mil anunciados. Tal valor, refere-se às mais altas posições na hierarquia da educação de S. Paulo (supervisão de ensino, administração escolar, etc). Depois, há muita injustiça quanto ao pagamento do bonus, pois ficam de fora, por exemplo, os professores eventuais, que no dia-a-dia, trabalham com o alunado e colaboram muitas vezes para o bom desempenho de algumas unidades escolares, que serão contempladas.

Além disso, diversas escolas não alcançaram as metas, e seus profissionais serão punidos com o não pagamento de bonus, e por conseguinte, com uma falta de estimulo ainda maior.

É preciso, de uma vez por todas, que a sociedade em geral entenda, que qualificar a Educação, é um ato que requer ações multiplas, de todos os setores. Educar, não deve ser função ou tarefa apenas da escola, mas, de todos nós.

Para ter uma escola com qualidade, antes de mais nada, é preciso infra-estruturar melhor o ambiente escolar, esvaziar as salas de aulas e ter medidas que vão além (como sociabilização, por exemplo) e que não fiquem apenas no ambito de exercicio de um governo, mas, que objetivem o futuro.

Muito do fracasso da escola hoje, é fruto da descontinuidade das politicas públicas em Educação e isso, bonus nenhum resolve da noite para o dia.

Enfim, esse bônus é realmente, para inglês ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário