segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O que falta a João Pessoa:




João Pessoa, é a capital do estado da Paraiba. Localizada no nordeste, a cidade é a terceira mais antiga do país e tem posição estratégica na rota para a Africa. Bem arborizada, a cidade disputa com Paris o titulo de cidade mais arborizada do mundo. Em outras palavras, é um paraiso de verde e mar.
O nome João Pessoa, é uma referencia ao politico que foi pivô da Revolução de 1930 e que foi morto em Recife. É uma denominação recente ao lugar que também fora chamado de Paraíba, Filipéia de Nossa Senhora das Neves e Cidade de Nossa Senhora das Neves. Muitos não sabem, mas lá foi realizado o primeito culto protestante do Brasil, dado curioso para uma das cidades mais católicas do Brasil na atualidade.
Enfim, há muito a se exautar a respeito da cidade. Os pontos positivos são enormes e grandiosos, no entanto, nem tudo são flores. Se por um lado o estado está cada vez mais bonito, com obras de infra-estrutura como a criação do Espaço Ciência e do Centro de Convenções (que será inaugurado em 2010), isso sem falar da duplicação da BR 101 no trecho que atravessa o estado. Obra essa que se arrasta a anos e é promessa de modernidade e progresso.
Além da lentidão da obra, o que se destaca na capital da Paraíba é o trânsito, não pelo excesso de veiculos, isso ocorre em alguns momentos do dia, mas nada anormal, se comparado a S. Paulo e Rio. O que preocupa são os maus hábitos dos motoristas, que desrespeitam as regras de trânsito com a maior naturalidade.
Há pouco mais de sete dias, a defensora pública do Estado, a dra. Fátima Lopes, foi vitima de um brutal acidente, onde o condutor de outro veiculo (embriagado), tirou-lhe a vida num cruzamento na principal avenida da cidade, a Epitácio Pessoa. O fato gerou comoção e revolta na sociedade paraibana, não a ponto de mobilizar o DETRAN local, infelizmente, porque poucos dias após, só se viam barbaridades no trânsito.
Imagine um caminhão estacionado em fila dupla, em pleno horario de pico numa avenida movimentada do centro, e o pior: descarregando. Em João Pessoa isso é possivel, assim como onibus coletivos fecharem a todos a torta e a direita.
A segurança, também anda muito deficiente. Pouco se veem policiais nas praias, por exemplo, o que possibilita um ataque de menores infratores em plena luz do dia. Por fim, há os flanelinhas que se espalham por todos os lugares, intimidando os motoristas a pagarem pra estacionar o carro mesmo em meio ao espaço público. Até mesmo no estacionamento das igrejas eles se concentram.
Se as autoridades resolvessem esses probleminhas, seria bom demais. Quem sabe esse alerta sirva de ajuda, não é mesmo?

Um comentário:

  1. Coqueirinho é a praia mais linda de João Pessoa. Vim morar aqui em João Pessoa com minha família e nos apaixonamos pela cidade que é muito tranquila. Faço o city tour para todas as praias por um preço mais acessível que o do mercado. E também o translado aeroporto João Pessoa por 50 reais. O preço cobrado pelos taxistas é de 70 reais. Terei satisfação em servir você e sua família nesta cidade tão cheia de atrativos. Emerson Rodrigo

    ResponderExcluir