quarta-feira, 31 de março de 2010

Sorria, você está sendo manipulado!

Que a Rede Globo é o ópio do povo, disso ninguém duvida. Desde a fundação da emissora em 1965, quando o Regime Militar já estava instalado, há inúmeras críticas que a colocam em lugar de destaque quando o assunto é alienação do povo brasileiro. A empresa de comunicação, é responsável pela maior grade de programas televisivos do país. Sua cobertura chega a todo o território nacional, além de outros países. Esses são os motivos que a colocam na primeira posição dos indices de audiência, o que lhe garante um faturamento considerável, graças aos anúncios públicitários (os mais caros do mercado).

Porém, a emissora global vai além do entretenimento, esporte e jornalismo. Ela usa seu poder de comunicação e o alcance a milhares de pessoas, para manipular as informações. Age sempre em prol da classe dominante e a seu favor.

Sendo assim, justifica-se quando estudos de cientistas políticos apontam que sua opção por Collor na campanha presidencial de 1989 foi definitiva para a eleição do candidato, que anos mais tarde viria a ser impeachemado. Na década de 90, essa tendencia global continuou a todo vapor. Houve intensa propaganda em torno da candidatura de Fernando Henrique Cardoso.

Mesmo com o governo de esquerda (Lula), a Globo conseguiu se aliar em nome da conveniência e por vezes manteve-se branda e até neutra diante de questões graves e sérias.

Porém, o que tem sido feito em nome da candidatura Serra é escandaloso. A emissora enaltece a opção do PSDB desde dezembro último, quando Aécio Neves desistiu da disputa. Desde os primeiros dias de 2010, todos os passos do candidato são televisionados e expostos na programação da emissora, descartando-se todos os fatos desagradáveis que possam prejudicar a imagem deste.

Desde o inicio da greve de professores, por exemplo, a Globo apenas dá a versão oficial da Secretaria da Educação para o fato. Não ouve os profissionais de Educação e não registra o tamanho real das manifestações. Dá informes apenas convenientes à classe dominante.

Ontem, em "inauguração" do trecho Sul do Rodoanel, a emissora fez uma cobertura parcial do evento, mostrando apenas a fala do governador de S. Paulo e excluindo um protesto de professores que pediam para negociar com o fim da greve que já dura cerca de um mês. Novamente, a omissão de José Serra encontra amparo em uma emissora empenhada em formar a opinião pública.
É preciso que as pessoas se conscientizem da ideologia do poder que é encabeçada pela TV Globo, para que possam desconstruí-la e serem livres a ponto de não se deixarem influenciar. Todas as vezes que o povo seguiu o parametro global de realidade, perdeu direitos e viu os poderosos assumirem seu lugar na sociedade.
A midia manipula as massas, com o objetivo claro de favorecer a si. De agora em diante, é preciso estar atentos, pois a candidatura José Serra representa um retrocesso, posto o autoritarismo e a ambição desmedida desse senhor. Levando-se em conta o inicio da emissora em meio à repressão, é preciso se alertar. Sorria! Você está sendo manipulado. Plim! Plim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário