quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

2010 - balanço final:

Estamos no momento final de ano que teve todos os ingredientes para ser inesquecível nas nossas vidas pessoais e na nossa sociedade. Refiro-me ao Brasil e ao mundo.
Iniciamos nossa jornada com algumas tragédias, como os desabamentos em Angra, na Ilha Grande e o destruição de grande parte de S. Luis do Paraitinga. Depois, veio o terremoto que devastou o Haiti. Muita dor e sofrimento num janeiro só.
Depois, veio o carnaval e o país voltou a funcionar pra valer. Depois da quarta-feira de cinzas, muitos impostos (como sempre) e uma correria danada na vida de todos. Na política externa, muitos acordos e reuniões internacionais. O ano prometia fortes emoções.
A seguir, veio o mês de março e com ele, uma onda de greves de professores. As mais fortes foram em Minas e São Paulo, que teve suas vias interditadas várias vezes, e um covarde governador - José Serra - que não negociou com a categoria e deixou o cargo assim mesmo.
A paralisação deveu-se a falta de condições de trabalho desses profissionais, os baixíssimos salários, a demissão de muitos professores na atribuição de 2010, além de inúmeras mentiras propagadas na TV. Infelizmente, tudo anda igual como no ano passado. O governo não concedeu nenhum aumento ao Magistério Público até os dias atuais.
O ano prosseguiu com uma imensa expectaviva: as eleições presidenciais que ocorreriam em outubro. Antes disso, vimos incrédulos pela TV dois casos horríveis de violência contra a mulher: o desaparecimento de Elisa Samúdio, cujo corpo não foi encontrado até esse dia. O autor de uma trama diabólica, seria o então ídolo do Flamengo, o goleiro Bruno. O outro caso refere-se a Mércia Nakashima, assassinada pelo ex-namorado, Misael Bispo dos Santos, advogado e ex-policial, que permanece impune mesmo diante de todas as provas e evidencias.
Contudo, um outro caso de violência contra a mulher, teve um final feliz. Alexandre Nardoni e Ana Jatobá, assasssinos da pequena Isabela, que morreu há 2 anos, foram julgados culpados e cumprem pena.
Em junho e julho, o país parou pra ver a seleção brasileira de futebol jogar a Copa do Mundo de Futebol, realizada na África do Sul. Enquanto os nossos representantes decepcionavam a torcida verde e amarela, nossos deputados apontavam todas na Câmara e nas Assembléias Legislativas, longe dos holofotes, claro! Quando o evento acabou, nos demos contas de quantas leis foram votadas. Nem é preciso dizer a quem favoreciam...
No início do segundo semestre, começou a maior batalha dos últimos anos: Dilma x Serra. O candidato tucano, com sua arrogância habitual já se considerava eleito. A mídia tentou o quanto pode lhe dar uma força, mas, os internautas rebateram a altura e como numa guerra, fazendo uso de palavras e de toda a ferramenta tecnológica aliada às redes sociais, o presidente Lula conseguiu eleger sua sucessora, a primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Roussef, que dentro de dois dias governará um país de mais de 190 milhões de pessoas, conforme o último censo, realizado também em 2010.
Devo destacar também, que em 2007, Lula atingiu a marca de 87% de aprovação de seu governo. No entanto, seus colegas, não tiveram a mesma sorte. Barack Obama, viu sua popularidade cair tendo uma maciça derrota nas eleições parlamentares dos Estados Unidos. Nicolau Sarkozi, também enfrentou oposição popular ao implementar uma nova reforma da previdência, que não agradou nem um pouco aos franceses. Na Itália, Silvio Berlusconi, permanece no cargo por um triz, após novos escandâlos sexuais e de corrupção (alguém já viu esse filme antes?). Na Argentina, morreu Néstor Kishiner, assim, de repente, deixando viúva a presidente e uma nação orfã.
Por fim, acompanhamos nos últimos dias do ano, a luta pela sobrevivência do vice-presidente, operado mais algumas vezes (pra variar), o absurdo aumento dos salários dos deputados, senadores, ministros e da presidenta. O anúncio bombástico da passagem de ônibus em São Paulo. Consequentemente, o arrocho dos nossos salários se faz real, mais uma vez.
Já na vida pessou dessa humilde pessoa que voz escreve, foi um ano excelente, marcado principalmente pela vinda de seu primeiro herdeiro, que chegará em 2011 e de seu casamento. Fica aqui o registro de agradecimento pelas leituras de seguidores fiéis, na esperança de um ano melhor para todos. É isso. Feliz ano novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário