quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão, mais uma vez:

Quando faltava um dia pra eu completar 15 anos, a luz se apagou em boa parte do Brasil. Foi uma noite de sono gostoso, afinal o dia seguinte me reservava a data que toda a menina sonha. Era 11 de março de 1999 e o prenúncio de tempos dificeis, energéticamente falando. Depois desse primeiro blecaute, o Brasil tomou conhecimento das precárias condições em que se encontrava todo o sistema energético do país, que pra variar, enquanto crescia o consumo de bens ligados na energia, não se pensava em como ampliar essa estrutura e o colapso foi inevitável.
Os anos seguintes foram muito dificeis, porque tivemos de conviver com um racionamento de energia que acabou enfraquecendo politicamente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sacrificando a todos. A seguir, vieram taxas caríssimas na conta de luz, que tornam o serviço caro e deficiente em diversas partes do país.
Ontem, novamente, a luz se foi e ainda não há explicação, pois há dez anos, era possível usar a falta de chuvas, a ditadura militar e coisas do tipo. Mas, e hoje?
Já escutei todo o tipo de explicação e nenhuma delas me convence. Os homens mais religiosos do governo (faz-me rir) disseram que foi a vontade de Deus. Como se Ele fosse responsável pelo mau gerenciamento que os homens fazem dos recursos naturais da terra.
Depois, veio como justificativa uma invasão de racker's e até mesmo outras coisas bizarras como uma retaliação de Fernandinho Beiramar e uma revolta do MST. Creio que em pouco tempo, acusarão qualquer cidadão comum pelo ocorrido, inclusive eu.
É impressionante que em tempos onde lemos nas bancas de revista que os carros movidos a energia se tornarão uma realidade, tenhamos que conviver com essa escuridão. Mas, essa escuridão é bem apropriada pra falar de Brasil.
Essa falta de luz até que ilumina, pois devido à ela, a imprensa teve conteúdo transbordante. Não se falou em outra coisa nos telejornais...
Além disso, os políticos aproveitaram pra aparecer e dar opiniões, como se fosse culpa exclusivamente de quem tem um mandato na mão e como se o passado nem existisse. PSDB cobrar explicação sobre apagão é piada... Mas, o povo não tem memória...
O fato é que isso serve pra refletirmos sobre os bilhões de dólares que são injetados no setor anualmente e que pode ter sido um defeito normal, que não deveria ter acontecido, mas aconteceu e milhares de pessoas foram afetadas e poderiam ter morrido por causa dessa falha. Que o episódio de ontem sirva para trazer soluções e não para esconder erros maiores e problemas profundos de uma sociedade que paga tantos tributos e mesmo assim não consegue ter segurança, saúde e educação dignas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário