terça-feira, 18 de maio de 2010

O outro lado da Virada Cultural:

No último final de semana, a cidade de São Paulo promoveu um mega evento: a virada cultural, em que 24 horas de shows ocorreram simultâneamente pela cidade, a maioria na região central. Muito se falou sobre a virada e a mídia divulgou amplamente esse acontecimento, que é um dos principais da cidade nos dias de hoje. A expectativa oficial girava em torno de 4 milhões de pessoas, sendo que pelo menos 300 mil seriam turistas. Números enormes, não é mesmo?
O que a imprensa não divulgou amplamente, foi o que de fato acontece na virada cultural, onde milhares de pessoas se entorpecem em meio a diversidade de shows. Por todos os lados, só se veem jovens bebendo e consumindo cigarros e drogas. O amplo policiamento é capaz de conter a multidão, mas não pode conter os problemas sociais que se mostram visíveis em meio à aglomeração.
A crítica que teço contra esse evento se dá pelo excesso. A política do tudo ou nada me incomoda. Penso que ao invés de exagerar em shows, a municipalidade poderia simplesmente dar acesso ao lazer e a cultura todos os finais de semana e não em um apenas. A sociedade que paga impostos caríssimos para viver numa cidade como São Paulo, merece uma atitude assim.
Vi cenas que chocam, no entorno das apresentações: garrafas quebradas, garrafas vazias de todo tipo de bebida, uma cidade mijada, cuspida, com excrementos fecais. Essas cenas, expressam a miséria de um povo. É incrível perceber a insensibilidade das pessoas que caminham entre bêbados e fingem não ver. Isso reflete o descaso do governo que finge não ver as pessoas nas favelas, nas praças, debaixo dos viadutos.
É preciso uma virada sim. Uma virada que dê dignidade verdadeira para as pessoas. Uma virada na Educação falida, na saúde agonizante, na insegurança nacional. Uma virada de consciência, capaz de fazer o povo perceber quem são seus algozes e dar bye bye a eles. É preciso que essa massa que se movimenta em busca de lazer, se movimente em busca de uma vida melhor. Enfim, é preciso que as pessoas aprendam a não se alienar diante de oportunidades como as dadas ao povo no último final de semana.

Um comentário:

  1. Sempre tive vontade de ir em uma dessas viradas culturais, é triste saber que as pessoas não aproveitam o que é feito para o bem delas.
    Concordo que deveria ser mais facil o acesso à cultura e ao lazer, pois um dia de cultura não é nada para mais um ano inteiro sem.

    ResponderExcluir