domingo, 27 de junho de 2010

Tem algo errado ou sou que não estou entendendo?

Estamos num mês atípico, o junho de Copa do Mundo de Futebol, que ocorre a cada 4 anos, em ano de eleição presidencial decisiva. Não bastasse isso, estamos em um ano meio trágico, onde suas primeiras horas foram marcadas pelo desmoronamento de terras em Angra dos Reis, que matou muita gente e deixou algumas partes da cidade isolada por alguns dias.

Depois disso, vieram tragédias no Haiti, no Chile, na Italia, na China, na Índia, em São Paulo, no Rio de Janeiro (capital e Niterói). Agora, tempestades devastaram cidades do interior de Alagoas e Pernambuco.

Evidentemente, não podemos e nem devemos parar as nossas vidas por causa disso, mas, esse clima de festa, tem me incomodado bastante, confesso. Celebrar o futebol, vestir verde e amarelo e não compadecer-se dos compatriotas que sofrem, me soa muito cruel.

Ainda mais, porque essas chuvas, esses desastres, são reflexo do descaso que se tem com o povo mais pobre. São o fechar de olhos do poder público que se dá quando as pessoas constroi suas residencias nos morros, nos mananciais. E aí, creio eu, a responsabilidade deve ser compartilhada com todos, que votam, que se acovardam, não denunciando as injustiças e se omitindo no cotidiano da miséria que se instala mas, que preferimos não ver, por ser mais fácil.

Tem algo errado acontecendo ou sou eu que não estou entendendo a paralisia das pessoas, que já não podem sentir compaixão e misericordia pelo seu semelhante que sofre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário