domingo, 11 de julho de 2010

Um artigo infeliz a respeito dos animais.

Uma colunista da Folha, publicou ontem, artigo em que trata da questão dos animais abandonados. Evidentemente, ela expôs o descaso das autoridades com o assunto e o oportunismo de pessoas que se envolvem com os bichos a fim de lucrar financeiramente ou cativar as pessoas. Concordo com esses dois pontos.
É bem verdade que no Brasil, muitas pessoas usam desses e diversos outros artíficios a fim de obter fama, popularidade e satisfazer seus interesses. E não só os animais indefesos servem para tanto. Há uma exploração da imagem da miséria, da educação, da questão racial, etc.
Contudo, existem pessoas e instituições sérias que lidam com essas questões. Os animais, em particular, são amparados por gente que os ama verdadeiramente. Existem aqueles que levantam a bandeira da causa, militando mesmo e milhares de pessoas que em seus lares, fazem a sua parte, criando e compartilhando com os bichinhos, tudo de bom que a vida oferece.
Há almas caridosas, que acolhem em seus lares os animais abandonados e são capazes de fazer o que o poder público não faz. São milhares de bons exemplos espalhados pelo país. Com ou sem a exposição da mídia.
Agora, generalizar, como fez a jornalista, não dá. Toda a generalização é burra, como diz o provérbio popular. Porém, a colunista foi além e sugeriu até mesmo a morte de animais que se encontram abandonados em canis. Além de burra e infeliz, essa afirmação torna-se muito cruel.
Claro que é a alternativa mais prática, numa sociedade insensível e egoísta que só pensa na sua comodidade burguesa. É melhor eliminar o "empecilho", do que criar campanhas de conscientização, do que educar as crianças ao amor aos animais, do que cobrar do poder público medidas de controle de zoonoses que não causem dor ou sofrimento aos animais.
Para a infeliz escritora de artigos, é melhor matar que dar amor. Uma opinião coerente com uma pessoa que deve viver em meio as amarguras da vida e que jamais entenderá as cores que só o afeto genuino pode conferir aos apaixonados por bichos. E tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário