sábado, 2 de janeiro de 2010

Tragédia em Angra dos Reis:

Há três anos, passou a fazer parte do nosso vocabulário dois novos termos: aquecimento global. Na época, as pessoas passaram a usá-los para falar de consequencias climáticas desastrosas causadas pelo mau uso dos recursos naturais, feito pelo homem. As pessoas lidavam com o tema de maneira distante e superficial, até que em novembro de 2008, ocorreu o desabamento do Morro do Baú em Santa Catarina que deixou milhares de pessoas desalojadas, além de inúmeros mortos.
Dessa vez, a tragédia se repete. Inacreditávelmente, o Morro da Carioca em Angra dos Reis, desabou, trazendo casas abaixo, uma pousada e um rastro de destruição em pleno Ano Novo.
É triste, mas, tudo isso que vem ocorrendo é reflexo do nosso descaso com a natureza. A poucos dias, ocorreu a Conferência Climática de Copenhagen, na qual líderes do mundo inteiro tentaram discutir soluções para o que está acontecendo com o planeta, mas não houve consenso. O fator economico predominou novamente.
Ocorre que se não nos conscientizarmos que o planeta precisa de ajuda, continuaremos a morrer. Se por um lado, o homem transforma a natureza, por outro, a natureza é mais forte que o homem.
Nesse momento, devemos rezar pelas famílias das vítimas e prestar-lhes nossa solidariedade. Porém, quando o luto passar é hora de nos unir-mos em prol dessa causa. O planeta pede socorro e disso depende a vida da gente. A hora é agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário