terça-feira, 11 de agosto de 2009

Edir Macedo denunciado por lavagem de dinheiro:

A noticia do dia é a denuncia feita pelo Ministério público de S. Paulo a respeito do fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, na qual os promotores paulistas comprovam o uso de dinheiro proveniente da instituição religiosa, para a compra de patrimônio não religioso, como a TV Record Rio, por exemplo. Além de Edir Macedo, outras nove pessoas ligadas a ele serão indiciadas por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
A justiça julgará aquilo que todos sabíamos e não tínhamos como provar e por isso nem mencionávamos: o uso da fé para fazer enriquecer um pequeno grupo, que brinca com o nome de Deus, usando o emocional das pessoas, para extrair delas riqueza e poder. Edir Macedo, infelizmente não é o único. Ao seu lado, temos o caso dos bispos da Igreja Renascer, Sonia e Estevan Fernandes, que a pouco tempo retornaram ao país depois de prisão por longo tempo, devido à lavagem de dinheiro, crime este cometido em território norte americano.
Nos dois casos, o que está em jogo é a manipulação de milhares de pessoas que creditam sua confiança e sua fé em Deus a partir da experiência numa comunidade que professa a fé em Jesus Cristo e que pressupõe princípios éticos e morais cristãos, que não tem reciprocidade por parte de seus lideres, que deveriam em tese dar o exemplo e cumprir com suas responsabilidades de cidadãos com retidão de caráter.
Espera-se que a justiça faça a sua parte e puna exemplarmente essas pessoas que usam da palavra de Deus e da boa fé de pessoas humildes, para enriquecimento ilícito, para ganhar poder e constituir uma rede de comunicação. É um crime, usar o dinheiro que as pessoas doam com tanto carinho para usá-lo em pagamentos milionários de artistas, quando milhares de fiéis da IURD passam fome e privação para dar o dizimo.Deus deve entristecer-se com o uso capitalista que fazem do nome d’Ele. Em essência, a verdadeira religião é o respeito e o amor pelo próximo, não a exploração.
Em três anos de ministério, Jesus multiplicou o pão e os peixes, curou os doentes, mas jamais quis retribuição pelo bem que fez ao próximo. Lavar dinheiro em nome de Deus é no mínimo uma indignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário