sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Volta às aulas em meio à pandemia:

Estamos vivendo uma situação de calamidade, em que um novo vírus da gripe se instala no mundo, ameaçando a saúde de milhares de pessoas, posto que não temos anticorpos que nos protejam desse novo invasor de organismos. A gripe suína, como é conhecida, já matou no estado de S. Paulo, mais de 134 pessoas, sendo 23 as que faleceram na última quinzena.
Diante dessa pandemia, que tem deixado preocupados os profissionais da saúde, a Secretaria Estadual de Saúde recomendou que se adiassem as aulas, pois as escolas são um ambiente propício para a disseminação e propagação de vírus. Sendo assim, a Secretaria da Educação, adiou o reinício das aulas, anteriormente previsto para o dia 03 de agosto, para uma nova data, no caso, 17 de agosto, ou seja, a próxima segunda-feira.
Nesse caso, a recomendação era para que fosse mantido o calendário escolar no tocante ao replanejamento escolar. Sendo assim, nos últimos dias, diversas escolas de São Paulo reuniram seus professores, a fim de planejar suas práticas pedagógicas no segundo semestre do ano letivo de 2009.
No entanto, como era de se esperar, o assunto principal ficou por conta da pandemia e sobre as medidas a serem tomadas a partir de 17 de agosto. Porém, o governo Serra, novamente deixa a desejar, mostrando-se despreocupado com a gravidade dos fatos.
O material enviado aos docentes, além de precário, não contém nenhuma grande instrução ou novidade relativa à gripe. Duas folhas impressas de papel e um monte de dúvidas, foi tudo o que o governo enviou aos mestres.
Informações importantes foram simplesmente deixadas de lado, como por exemplo, no tocante à entranda e saída de professores e alunos. O máximo que foi dito é que as práticas pedagógicas devem evitar a aglomerações.
Nem mesmo alcool em gel foi mandado para as unidades escolares. Ou melhor, a verba para comprá-los também não foi enviada. Nem se cita como serão ou não usados os bebedouros de água e como será feita a alimentação coletiva de milhares de alunos.
É esse o governo que trabalha por pessoas. Em outras palavras, não há preocupação com o bem estar dos futuros cidadãos desse estado. 2010 vem aí, é bom ficar em alerta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário