terça-feira, 8 de setembro de 2009

Aniversário de Itaquaquecetuba:

Que Deus é brasileiro, todo mundo sabe. Mas, tive essa confirmação hoje. Ontem, foi o Dia da Pátria, em que as pessoas lembram da Independência, uma data emblemática e altamente discutível, mas, deixemos as polêmicas pra lá.
Nessa data triunfal, se comemora o aniversário de Itaquaquecetuba, um municipio grandioso na Grande S. Paulo, que compoe a região do Alto Tietê. Pra quem não sabe, essa região é importante, porque por ela passaram bandeirantes e o próprio imperador do Brasil, D. Pedro I, nas suas inúmeras viagens de S. Paulo para o Rio e vice-versa.
Itaquá, como é conhecida, é uma cidade populosa, que tem dificuldades comuns a todas as cidades grandes do país, mas, que tenta manter tradições típicas do interior do Brasil. Foi lá o cenário de um belíssimo espetáculo, visto por muitos privilegiados, entre eles: eu.
Na manhã ensolarada, dada por Deus (basta lembrar que tivemos um final de semana chuvoso e que hoje, chove até o ponto de termos tragédias, infelizmente), entre desfiles de escolas, creches, grupos de teatro, dança, etc. eis que se apresentou uma Banda Marcial, regida por um maestro que entregava-se de corpo e alma à música que regia.
Mágica, fantástica, sencional, emocionante, magnífica, esplêndida... são essas, palavras que se esforçam em definir o indefinível. A beleza de uma música belíssima, feita a partir de instrumentos grandes (aparentemente rudes), mas que soou sublime, suave, gostosa de ouvir.
Os protagonistas desse momento único, são pessoas simples, um povo sofrido, que por tempos viveu isolado, longe da grande metrópole, mas, que tem agora, uma equipe apaixonada pelo que faz e composta de homens e mulheres guerreiros, que fazem a diferença através da arte e cultura.
Quero expressar aqui todo o meu encanto ao maestro Daniel Rodrigues, ao secretário de Cultura de Itaquaquecetuba, Jandir Jorge de Souto, um homem de caráter, obstinado, perseverante, que reergueu a Banda Marcial da cidade, fornecendo-lhe estrutura suficiente, para que ela seja hexacampeã nacional, consistindo num orgulho para todos que acompanham esse trabalho.
Pra finalizar, devo dizer que esse dia maravilhoso, foi coroado com um evento muito bem organizado, por uma equipe competente, que são os componentes da prefeitura daquela cidade, que tem feito sua XI Festa do Peão Boiadeiro, com uma super estrutura e organização, tudo para garantir conforto e segurança para as cerca de cem mil pessoas que visitam a festa, a cada noite.
O rodeio, foi emocionante, com a disputa dos cowboys, que se esforçaram no lombo de animais valentes. A veterinária do evento garantiu o tempo todo o bem estar dos animais envolvidos. Os peões deram um show, demonstrando coragem e deixando o público aflito em certos momentos. Realmente é um esporte intenso e cheio de adrenalina.
Por fim, houve um show lindo, de um cantor que sabe como encantar seu público, através da simpatia, do carisma, da presença no palco, da simplicidade e, principalmente, do talento. Escrevo sobre Daniel, que a cada ano se renova como artista e brilha cada vez mais merecidamente.
Creio ter escrito o suficiente.

Um comentário:

  1. Cara, Luana admiro seu encantamento ao descrever o evento realizado em Itaquá,sou moradora deste minicípio há trinta e isso é o que acontece todos os anos. Não desmerecendo nehum participante, muito menos a encantadora banda Marcial que alías faz muito, dentro daquilo que é dado como suporte para eles. Existe material humano muito bom, mais falta recurso. Quanto ao Daniel maravilhoso cantor, sem dúvida; afinado, um timbre forte, porém gostoso de se ouvir, carismático bom intérprete, as letras com um conteúdo muito bom... mais vamos lá chutando muito pouco te garanto que existam 10 "Danieis" em nossa cidade, em termos de talento, carisma e tudo mais, e o que acontece são investidos milhões nesse show de rodeio.Eu questiono porquê não investir nos nossos talentos? Estou falando de investimento não dar umas aulinhas de música, estou falando de espaço fisíco, capacitação por parte dos professores,criação e divulgação de cantores do nosso municipio. Esse tipo de evento seria bem mais emocionante se houvesse um nome de renome nascido da nossa terra.Não concorda?
    Mesmo assim ótimo blog.

    ResponderExcluir