quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Enchente em S. Paulo:

Ontem, choveu muito na capital paulista. Segundo os metereologistas, o indíce pluviométrico de um dia foi o mesmo que o esperado para todo o mês de setembro. Um fênomeno natural, capaz de impressionar cientistas, grandemente.
Esse assunto, pode ser amplamente discutido, pelo viés da metereologia, da geologia, e assim por diante. É obvio que esse fato é reflexo do descuido das pessoas com o meio ambiente e das autoridades, com o uso do espaço público, mas, é preciso refletirmos sobre todo o contexto e repensarmos nosssas atitudes com relação a essa problemática.
Hoje, muito se discutiu a respeito e muito se falou. Das autoridades, vieram certas pérolas, como a declaração de Serra, que devemos rezar para não chover. Rezar, é um hábito saudável, mas, também tem seus limites.
Deus não é o culpado pela irresponsabilidade com que é gerida essa cidade há séculos. É muito fácil responsabilizar o Criador, pela enchente. Difícil é combater essa tragédia no cotidiano. Difícil é investir em obras inteligentes, educar a população e mudar essa cultura de descarte irresponsavel, que é uma das grandes culpadas por essas tragédias que vemos na TV.
O poder público, fecha os olhos à população das periferias, deixando-as isoladas em áreas de riscos, e não impedindo sua instalação nesses locais de risco. Aparecem apenas com medidas paleativas, que amenizam, porém, não solucionam o problema.
Por outro lado, a população também colabora com essa situação calamitosa, porque não cuida do meio ambiente, polui as águas, joga objetos não utilizados de qualquer maneira. Age como se os recursos naturais fossem inesgotáveis, não são.
Enfim, o que vimos ontem, foi produto de todas as nossas irresponsabilidades, de agressores ambientais e de eleitores inconscientes. O planeta está vivendo uma metamorfose climática, é preciso que voltemos nossa atenção para esse fato, tanto nas ações e na cidadania.
Ser cidadão não é apenas inserir um voto na urna, mas, zelar pelo bem de toda a sociedade, seja nas simples ações, ou nas grandes atitudes. Pensem nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário