terça-feira, 20 de abril de 2010

VEJA a PiG dessa semana:


Hoje, quero escrever a respeito da capa de Veja dessa semana. Muito me impressionou essa imagem. A revista, famosa por sua posição à direita, expressa mais uma vez sua opção política. A reportagem mostra o perfil de José Serra e uma clara propaganda de sua candidatura.
Que a saída do presidente Lula encerra uma era, isso é evidente, mas, expressar o final de um ciclo com a imagem de uma personalidade é algo muito perigoso numa democracia. No Brasil, a falta de criticidade do senso comum, leva milhares de pessoas a se posicionarem tendo como base, esse tipo de reportagem celebrativa.
Claro que a imprensa tem o direito de fazer reportagens sobre quem quiser, porém, é complicado num momento em que o jogo político não está definido, começar esse apoio. Ainda mais, em torno de um político que recém saiu de um cargo importantíssimo, com inúmeros problemas de gestão.
Nesse sentido, a reportagem de Veja é mais um episódio marcante da Imprensa Golpista que tenta novamente manipular a opinião pública para lucrar com o resultado das próximas eleições. Como se sabe, a revista pertence à Editora Abril, que por sua vez é paga pelo governo do Estado de São Paulo, para editar revistas que fazem parte de disciplinas especialmente criadas para fazer uso desse material.
Em outras palavras, a capa reflete a intenção em continuar com contratos que unam governo e empresa. Enfim, é preciso que o eleitor esteja alerta para não servir mais uma vez de massa de manobra, como já ocorreu diversas vezes na história desse país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário