terça-feira, 14 de abril de 2009

100 anos de Hino Nacional:

Ontem o nosso querido e amado Hino Nacional Brasileiro completou um século de vida. Cem anos de muito amor pelo país, declarado pela nação à cada ocasião importante. Nos momentos mais formais, e nos de maior descontração, ele sempre marca presença, emocionando a todos.
Sobre o nosso hino, há muitas curiosidades. A primeira, é o fato de sua melodia ter sido composta a mando do próprio imperador, D.Pedro I, homem ligado a música, que compôs o Hino da Independência.
Para que chegássemos à letra atual, houve diversos concursos para que a melodia ganhasse a letra mais adequada. Com a mudança para o poder republicano, houve a necessidade de mudar novamente de letra, para que se apagasse da memória nacional os tempos de monarquia. Por isso, a atual letra data do inicio do século XX.
Outra particularidade da atual letra do hino nacional, é que ela foi composta à moda inglesa, ou seja, comunicando-se seus elementos de trás pra frente. Isso transmitia além de modernidade, uma riqueza maior ao destacar elementos importantes da identidade nacional.
O fato é que este é reconhecidamente o mais bonito de todos os hinos nacionais. Pena que as pessoas não estudem melhor os elementos que os compoe e não se portem de maneira adequada ao cantá-lo.
A postura certa é cantá-lo de cabeça erguida e em posição de sentido. Colocar a mão no peito, por exemplo, é errado e consiste numa desonra ao ato. Pode-se cantar sua primeira ou segunda parte, ou apenas a primeira.
O ideal, é fazê-lo sobretudo em datas civicas, como no 21 de abril, 7 de setembro, 15 de novembro e assim por diante.
Por fim, há uma regra muito importante: quando o Hino Nacional é cantado ou tocado por orquestra ao vivo ou à capela, pode (e deve) se aplaudido. Quando ele é reproduzido por execução (tocado em cd, por exemplo), não pode ser aplaudido.
Enfim, devemos valorizá-lo e amá-lo, pois o hino, juntamente com a nossa bandeira, são os maiores simbolos nacionais que temos. Por isso, viva o Hino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário