sábado, 25 de abril de 2009

A volta por cima de Benedito:

Um dos maiores autores da teledramaturgia brasileira, chama-se Benedito Rui Barbosa. Assim como Manoel Carlos é um mestre em retratar a vida cotidiana da classe média carioca, Benedito é mestre em retratar a alma do homem do campo.
Seu trabalho sempre se pautou nas coisas simples da vida, mas que são essenciais: o amor, o respeito, a família, a cordialidade e assim por diante. Suas novelas, de um jeito bem direto, transmitem mensagens que vão ao nosso coração, por revelarem um outro Brasil: o maior deles - o rural. Suas tramas, transcorrem embaladas por temas superticiosos, como o diabinho na garrafa, o cramunhão, mostrando as crendices dos caboclos.
Nós que vivemos nas grandes cidades brasileiras, nos esquecemos dessa realidade. A maior parte do Brasil vive no interior. O que significa dizer, que esses compatriotas tem um contato maior com a terra, ao contrário de nós, que em meio ao trânsito, às quatro paredes de nossas salas ou escritórios, nos esquecemos dessa realidade.
As novelas de Benedito Rui Barbosa tem uma particularidade. Ao mesmo tempo que revelam uma quase ingenuidade do homem do campo, refletem e revelam as grandes deficiências (e desigualdades) da nossa sociedade. Sempre de maneira sutil, mas, comunicando em profundidade, temas de interesse geral.
Há alguns anos, Benedito sofreu com um afastamento forçado da novela Esperança, época em que Walcir Carrasco (se não me engano), teve de aa brilhante ssumir e finalizar a trama. Na ocasião, a imprensa o acusava, o criticava injustamente, dizendo que o autor perdera o controle de sua obra - que realmente, não era das suas melhores produções - fazendo injustiça, no entanto, a toda a sua grandiosa obra, da qual, eu posso citar: Renascer, Rei do Gado e Pantanal. Essas três, grandes fenomenos de audiencia, sucesso de critica e entre os telespectadores.
Como quem sai aos seus não degenera, Benedito passa todo o seu conhecimento às filhas Edilene e Edmara Barbosa, que não tem decepcionado. Elas lhe renderam a redenção, ajudando-o no sucesso de seus remakes: Cabocla (2004), Sinhá Moça (2006) e na recente novela das seis, que está em exibição - Paraíso.
Esta última, é muito agradável de assistir. Tem um texto excelente e um grande elenco. Fico maravilhada com a interpretação da novata Natália Dill, que tem me surpreendido na pele da Santinha, além é claro, da Cássia Kiss que dá um show. Eriberto Leão também é outra fera que reafirma seu valor. Enfim, dá pra escrever a respeito de cada um.
Por ora, findo esse artigo, feliz por ver que Benedito calou a boca dos críticos, provando que quem é rei, nunca perde a magestade.

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