terça-feira, 28 de abril de 2009

Dia da Educação:

Hoje, 28 de abril, é o Dia da Educação. Data que passou desapercebida na maioria das escolas que conheço. Também pudera! Poucos são os motivos para comemorar.

Temos, uma Educação em crise. Mas, uma crise, que não é do âmbito financeiro. Uma crise de valores. Uma crise de identidade. Uma crise de atitudes.

A Educação há muito deixou de ser formação na vida das pessoas, com a função de prepará-las para a sobrevivência no meio social, para tornar-se um mercado lucrativo, seja no setor privado, ou no setor público.

Vivenciamos dias em que as pessoas se reportam muito ao tema, usando entre seus argumentos, sobretudo, a palavra gestão. Fala-se muito em como gerir os recursos, minimizar custos e mesmo assim, maximizar benefícios.

A palavra meta, também tem sido muito utilizada, bem como a palavra empresa. Esquecem-se do principal: escola, alunos e professores, que cada vez mais, reproduzem as mazelas de uma sociedade que agoniza em meio à uma crise moral, de valores, etc.

A violência que está nas ruas, também se reproduz nas salas de aulas. A relação entre mestres e aprendizes, já chega ao horror do ringue, muitas vezes, ao ir lecionar, o professor sente-se adentrando a um imenso coliseu.

Não é apenas o salário, que está minímo, mas, o respeito, a valorização, a moral e assim por diante. A Educação mingua e as pessoas fingem não perceber esse fato.

Portanto, esse é o dia para que reflitamos sobre nossas práticas e omissões, conscientes de que um povo só é capaz de ser dono da própria história, quando se faz dono dela, através da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário