quarta-feira, 1 de julho de 2009

Aumento nos transportes e a vergonha nacional:

Hoje, 1º de julho de 2009, entra em vigor as novas tarifas de ônibus interestaduais e os pedágios que são cobrados em muitas rodovias brasileiras. Os reajustes, são em média de 7%. Toda a imprensa notícia isso. Nesse momento, eu penso: há quanto tempo o funcionalismo público não tem aumento de 7%, por exemplo? Quando temos 7% de desconto em nosso impostos? E a redução de 7% de alunos em sala de aula? Nunca.
Novamente, devo dizer dos custos que envolvem ter e manter um veículo no Brasil: a maior taxa tributária (sobre cada peça do carro), combustível em preços altíssimos, mesmo com a redução do valor dos barris de petróleo e o uso de álcool na gasolina comum. Enquanto isso, o governo favorece as empresas de automóvel, com incentivo fiscal e empréstimos milhonários.
Esse aumento, demonstra a falta de compromisso do governo com a população, pois, não se dispõe em momento nenhum a facilitar a vida do contribuinte, adiando tais aumentos, por exemplo. Os empresários que administram as estradas não podem ter prejuízo, enquanto a maioria da população pode e deve pagar pela irresponsabilidade da crise econômica, gerada por um capitalismo selvagem e egoísta.
Enquanto isso, os funcionários públicos tem seu aumento estagnado, arrochado, suprimido. Os funcionários do setor privado, tem seus salários reduzidos e sua vida financeira posta em dificuldades cada vez maiores.
Como eu gostaria que as pessoas percebessem tais coisas e tomassem uma atitude, do tipo: hoje não vamos viajar, pra não pagar pedágios e colaborar com esses empresários que só pensam em si mesmos.
É interessante perceber, como a mídia colabora com esse processo. Há dias, tem sido veiculados na imprensa reportagens que mostram as maravilhas de estradas pedagiadas. Mostrou-se a redução de gastos com a manutenção de veiculos e outras facilidades, como menos despesas com manutenção. Ótimo, mas e o DNIT, serve pra quê?
Eu não me importaria de pagar pedágio, se tivesse o meu IPVA reduzido.... Antes que me perguntem: eu acredito em Papai Noel!

2 comentários:

  1. Calma sabado chega um reajuste de 13% na luz!!!!!!!!
    E ai como diz o chico: E o salarío ohhh--

    ResponderExcluir
  2. E aí, minha cara Taís, eu tô com o pagamento errado há 27 meses, e o setor de pagamento diz, que é só cortar meus proventos pra solucionar o problema que eles criaram.
    Diante de um contexto como esse de capitalismo selvagem, você acha que seria anistiada de tais dívidas?

    ResponderExcluir