quarta-feira, 1 de julho de 2009

Arrogância Intelectual:

Ontem, fui a um evento numa faculdade pública daqui de S. Paulo, e pude ver como certas pessoas tem a capacidade (e a necessidade) de se auto-afirmar, de se colocar num pedestal, para ser admirado e até mesmo invejado por todos.
No referido evento, em que estava sendo lançado um livro, em meio a um debate sobre a temática, um dos debatedores teve a audácia de descaracterizar a obra, frente a autora, objetivando ressaltar suas qualidades intelectuais. Com um discurso cansativo e uma fala sempre extremamente técnica, o palestrante mostrou como pode ser irritante a arrogância intelectual de pessoas mal resolvidas, carentes de atenção, elogios e aplausos.
Esse tipo de pessoa, não percebe que sua importância acontece porque existem as outras pessoas. O que seria do artista sem público? O que seria do autor sem o leitor?
É desagradável dividir nem que seja alguns instantes com essa gente que se acha a última bolacha do pacote. São cansativos. Dão sono. Dão vontade de ser o contrário. O avesso do avesso, só pra não sermos confundidos nem de longe com tais figuras.
Humildade e generosidade, caem bem em qualquer situação. E o melhor: nunca caem de moda!

2 comentários:

  1. Vaidade...
    Por isso que não tenho a menor paciência para essas picuinhas...
    Acho que esse povo fica trancado na Usp, Unesp etc... sem amigos e atenção por isso que são assim cheios de si.

    ResponderExcluir
  2. Nem todos são assim, conheço pessoas muito especiais que trabalham na USP.
    Mas, lá existem esses retardados que se sentem acima da humanidade.
    Creio que isso seja fruto de uma personalidade egocentrica, tipo a dos americanos dos Estados Unidos.
    Rsrsrrs.

    ResponderExcluir