sexta-feira, 1 de maio de 2009

15 anos de saudades:

Há exatos 15 anos, eu era uma menina. Estava na 4ª série do ensino fundamental. Sequer imaginava que seria o que sou hoje. Todos os sábados, meu compromisso era ir para a catequese. Aos primeiros domingos, participava da missa das crianças, ocasião em que geralmente eu lia a primeira leitura.

Naquele domingo, não foi diferente. Cumpria a minha rotina como de costume. Mas, ao voltar da missa para casa, recebi uma notícia que mudou a minha vida e a de milhares de brasileiros: Airton Sena (o grande piloto da F1), havia sofrido um acidente. Os momentos que se seguiram foram de apreensão. No dia anterior, eu ouvira pelo rádio que Rosberg havia falecido durante o treino classificatório e na minha cabeça infante, era óbvio que deveria ser adiada a corrida, mas, os organizadores não seguiram a minha lógica.

Airton Senna, foi mais que um simples piloto. Foi um grande exemplo de força, de batalha e de perseverança. Quando as dificuldades se faziam presentes, ele usava do braço que tinha, para continuar a competir e a vencer. Foi assim na maioria das suas vitórias, em que os carros chegavam ao fim das provas praticamente sem cambio.

Ao ouvir a notícia da morte, já na parte da tarde. Minha mente infantil não percebeu de imediato o que ocorrera, lembro-me de ter dito a minha mãe que se morreu o cerébro, ele poderia muito bem continuar sem ele, quem sabe um implante depois resolvesse!

O fato, é que uma década e meia se passou e permanece a mesma saudade, a mesma lembrança gostosa do homem que com sua grandiosa determinação, soube levar o Brasil ao topo, que deu sabor e sentido especial ao Hino Nacional executado em suas vitórias. Um homem, para quem foi criado um Tema da Vitória, música que nos arrepia e nos envolve. Um corinthiano. Um brasileiro: Airton (para sempre) Senna.

Quando dirijo, cada vez que faço uma ultrapassagem perfeita, penso nele. Acredito que o gosto por carros das pessoas que fazem parte da minha geração, vem justamente, por termos crescido ouvindo o Galvão Bueno vibrar: Airton, Airton, Airton Senna do Brasil!!!

Que neste 1º de maio, a gente possa ter novamente essa lembrança gostosa e olhar lá atrás e ver que vale muito a pena ser brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário