sexta-feira, 22 de maio de 2009

As Ritas da minha vida...!

Dia 22 de maio para mim é uma das datas mais importantes do calendário, pois marca por ser o dia da minha santa de devoção: Rita de Cássia, a santa dos impossíveis. A história da santa nos mostra uma vida de sofrimento terreno e imenso amor por Deus, apesar de um mau casamento.

Minha devoção a ela começou na adolescência, acreditem se quiser, por causa de uma novela de Manoel Carlos (História de Amor, Tv Globo, 1995), em que a protagonista era devota a ela. A partir daí surgiu uma curiosidade que foi crescendo, até que me vi aos poucos completamente apaixonada pela santa.

O elo que tenho com Santa Rita é tão forte, que Deus sempre envia a minha vida, pessoas com esse nome, nascidas no dia dela, ou próximo ao 22 de maio. Na infância, não esqueço a figura da perspicaz sobrinha de minha madrinha, muito amiga e muito significativa para os Alves Soares, seu nome: Rita, vulgo, Ritinha.

Minha paixão por História surgiu na aula de uma professora maravilhosa, de quem sempre me recordarei com todo o carinho do mundo. Ela não poderia ser outra se não, a Profª Rita, uma pequena gigante, que em sua pouca altura, crescia a medida que nos contava o desenrolar do processo histórico e político do Brasil dos anos 50.

Essa semana foi aniversário dela, e fiquei muito feliz por trocar alguns torpedos com ela e por dizer-lhe o tamanho do carinho que sinto por essa pessoa que me inspirou na busca da carreira que sigo. Para sempre essa Rita ficará gravada na história da minha vida.

Por fim, devo fazer referência a outra Rita, uma certa Josy. Amiga, irmã, companheira, inseparável, que está presente em páginas lindas da minha vida, há quase 10 anos, tempo em que compartilhamos inúmeros momentos importantes, como seu casamento, o nascimento de sua filha e assim por diante. Essa Rita é um presente dado por Deus há exatos 27 anos, para felicidade de quem escreve e de muitos que a conhecem.

Por tudo isso, devo agradecer a Deus pelas Ritas da minha vida, pois todas trazem consigo a certeza de que Deus dá sinais de amor aos que os buscam.

2 comentários:

  1. Olá Luana voce nunca me viu na vida meu nome é Taís Teixeira mas sou constantemente confundida com você, também fui aluna da Professora Rita De Cassia Tavares mas em Poá no Olinho Redher.E hoje também sou estudante de História em nossas conversas ela sempre comentou de você então resolvi procurar na internet para te conhecer...
    A Rita continua sendo uma figura marcante não só na minha formação intelectual mas como na vida pessoal.
    Enfim te achei.

    ResponderExcluir
  2. Poxa Taís, fico feliz com tudo de bom que temos em comum. A Profª Rita é uma pessoa muito especial, e ter tido a presença dela foi fundamental pra mim na carreira e na vida. Tive a oportunidade de estagiar com ela e tudo o que aprendi fica registrado com enorme carinho.
    Estou a sua disposição no que vc precisar.
    Aquele papo da Rita sobre nós professores de História estarmos em extinção, não é balela. O governo acaba de lançar um PLC que reduz a Jornada de Trabalho docente, consequentemente, há a idéia de reduzir a carga da nossa disciplina, portanto, é preciso que a gente troque de idéia, tenho bastante argumento contra a atual conjuntura.
    Por hora, é isso.

    ResponderExcluir