quarta-feira, 17 de junho de 2009

Descaso com a saúde nordestina:

Ontem, vi uma reportagem no Programa do Ratinho que me deixou abalada, nunca imaginei uma cena como aquela ao longo da minha vida inteira. Foi mostrado o caso de um bebê de 29 anos. Isso mesmo! Um bebê de 29 anos.
Trata-se de uma doença na qual os hormônios do crescimento não conseguem atuar no organismo e a pessoa não cresce, não se desenvolvendo. Além do tamanho, a pessoa em questão não desenvolveu a fala, permanecendo com a mesma estatura dos 2 anos de idade.
A mãe dessa moça já morreu e ela recebe os cuidados da madrasta e o carinho do pai, homem simples, nascido e criado no interior do Ceará, sem estudos e sem condições financeiras de tratar a enfermidade da filha, mas cheio de amor.
Esse caso trás a tona o descaso com que a saúde é tratada nesse país, em que se paga pesados impostos para custear o setor, mesmo não se vendo o retorno cobrado (e muito bem pago, não nos esqueçamos da CPMF). É o retrato da vergonha, da calamidade, do descaso, do descompromisso, do desrespeito...
Vinte e nove anos de silêncio e solidão. Vendo tudo crescer a sua volta e sentir-se estagnada, incompleta. Imaginemos o que sente essa pessoinha, esquecida no interior do Ceará, dependente de todos, sem saber o por que disso tudo.
Quase três décadas de esquecimento. O caso só veio ao conhecimento do grande público, graças a internet e ao interesse da equipe de jornalismo de checar tal informação. Caso ao contrário, esse bebê chegaria aos cinquenta anos ou morreria antes desse tempo e nós jamais teríamos tido conhecimento desse caso chocante.
Simplesmente foi dito à familia que a criança tinha uma deficiencia no organismo e deixaram a história pra lá, como se essa vida nada representasse. Não tenho como expressar o quanto isso cortou meu coração, e o quão indignada fico em ver no meu país, em que deputados gastam mais de 500 reais numa garrafa de champagne, a falta de assistência médica.
Até quando receberemos essas más notícias passivamente?

Um comentário:

  1. E pior é que o descaso não é só no Nordeste, é no País todo, as vezes me pergunto, o que o governo faz com a verba da educação e saúde? Os Brasileiros são os que mais pagam impostos e assim os que tem os piores atendimentos.

    nossomundinhoperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir