domingo, 21 de junho de 2009

Sobre migrantes e imigrantes:

Esse mês, se comemora, respectivamente, o dia do migrante e do imigrante. Nessa data, dá para refletir sobre a condição de milhares de pessoas que em não tendo condições de continuar em sua terra natal, saíram em busca de uma vida melhor e vieram construir o Brasil.
O contexto da migração é fruto do descaso com o povo nordestino, que vivendo em situação de miséria, se vê obrigado a fugir da seca e a procurar a sobrevivência no sul e sudeste do país. Apesar de serem fundamentais para o desenvolvimento das maiores metrópoles brasileiras, o que se vê na prática, é a exclusão social destes, que muitas vezes compoem as estatísticas de exclusão social.
Já o processo de imigração, é mais complexo e contraditório e sobre ele, prefiro escrever numa outra oportunidade, com mais calma. O fato, é que muitos imigrantes, formam a nossa sociedade, e com eles temos a possibilidade de dividir não apenas o espaço, mas de trocar cultura.
Por tudo isso, que nessa semana a gente possa valorizar aqueles que convivem conosco nesse pedaço de Brasil.

2 comentários:

  1. A nossa cidade é um bom exemplo, pois convivemos com diversas culturas de uma forma "harmoníca", apesar de ainda exitir grupos radícais com os carecas que por uma ideologia burra chegam ao ponto matar outras pessoas.
    É até engraçado vc postar esse assunto pois no sabado estava buscando uns artigos da Emilia Viotti na internet e acabei lendo a tese de uma garota da federal de Santa Catarina sobre o papel das imigrantes Italianas, a violência sexual contra essas mulheres e como o papel do marido como patrão. ( O modelo patriarcal posto) Acabei assistindo Desmundo para fechar o sabado.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Taís, tem tanta coisa que eu quero dizer sobre a migração... além da violência, tem o projeto de embranquecimento, a aculturação, o estupro, a miséria e assim por diante.
    Fiz um pequeno registro, mas, nas férias, pretendo escrever mais.
    To na correria de final de semestre, sabe?

    ResponderExcluir