segunda-feira, 1 de junho de 2009

Essa boneca tem manual - Vanessa da Mata:

Um cd cheio de poesia, com uma musicalidade leve, na medida pra nos levar ao deslumbramento causado pela melhor música do mundo: a nossa. As baladas e todo o ritmo presentes no disco, dão a leveza e a energia necessárias pra despertar o prazer em quem ouve.
A musicalidade de Vanessa - autodidata, por sua propria definição - é ao mesmo tempo doce e altiva. Sua formação musical incluiu de Luiz Gonzaga a Orlando Silva. Durante a infância, a cantora residiu em Uberlândia. No estado mineiro, recebeu a influência de outros grandes cantores como Milton Nascimento, por exemplo. Seu gosto por bossa nova também aparece em sua biografia.
A voz suave dessa grande revelação da MPB nos últimos anos, leva ao delírio quem ama uma boa música. Natural do Mato Grosso, a cantora chegou ao conhecimento do grande público na última década, quando esse cd passou a ter suas faixas executadas nas rádios especializadas no gênero. A seguir, suas músicas foram incluídas em trilhas de novelas da Rede Globo. Porém, seu surgimento no meio musical se deu em 1997, quando a cantora foi apresentada ao cantor e compositor Chico Cézar.
Da parceria com Chico Cézar, veio uma música que foi gravada por Maria Bethânia, tendo chegado à disputa do Grammy Latino. Sua carreira como compositora começa a deslanchar, com a gravação de mais uma música sua por Maria Bethânia, desta vez acompanhada de Caetano Veloso, no disco Maricotinha. O passo seguinte foi dado quando da gravação de suas músicas por Daniela Mercury e Ana Carolina.
Enfim, em 2002, Vanessa da Mata grava seu trabalho solo e tem reconhecimento nacional. Voltando ao disco Essa boneca tem manual, além de lhe render disco de platina em 2006, o disco que foi gravado em 2004 teve faixas incluídas em novelas globais e sucessos remixados, tendo composições da própria cantora e regravações de clássicos como Eu sou neguinha e História de uma gata.
Nos últimos dias, não me canso de ouvir as músicas. Elas tem a capacidade de elevar o ouvinte a um mundo mais suave, onde estresse e preocupações cotidianas ficam pra trás diante da beleza e leveza dessa obra. Sem dúvida, estamos diante de um disco clássico. Uma belíssima herança artística que ficará para as próximas gerações.
Fonte da Biografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário