sábado, 6 de junho de 2009

Mulheres descasadas procuram:

Ontem, fui conferir no teatro Eva Vilma, a peça "Mulheres descasadas procuram", com Sheilla Mello e Gláucia Macabelli que fica em cartaz até o próximo dia 28.
O teatro, fica numa ótima localização: no Carrão, zona leste da capital paulista, próximo à Radial Leste, o que significa uma ótima acessibilidade (se não houver um engarrafamento monstro, evidentemente). O teatro fica numa escola, tendo uma moderna e confortável instalação, sendo um dos mais modernos (e por que não?) luxuosos da cidade, servindo de abrigo ideal para grandes espetáculos.
As fotos da carreira de Eva Wilma compoem a decoração da lanchonete e são um espetáculo à parte. Aliás, o teatro tem todos os detalhes em referência à homenageada. Além de uma iluminação bem feita, há um sistema de som muito adequado, bem como o sistema de exibição de vídeos, o que proporciona mais riqueza às exibições.
Quanto a peça, é preciso registrar que o texto é muito bom. Conta a história de duas mulheres de meia idade descasadas, enfrentando os novos desafios dessa sua condição de vida. A comédia, é inteligente, graciosa na medida certa, capaz de fazer o espectador rir, pensar e refletir durante a apresentação.
As atrizes, por sua vez, demonstram talento e intimidade com o texto. Fiquei vidrada, não sabia em qual delas fixar o olhar, tamanha a grandeza das cenas. As duas dominaram todas as cenas, não sendo possível eleger a melhor, pois estavam uma à altura da outra.
A atriz Sheilla Mello, em nada lembra a dançarina de Axé, revelada num concurso realizado na televisão, no final da década de 90 do século XX. Sua interpretação segura e apaixonada, revela a dedicação com seu novo ofício artístico. Demostrando uma grande capacidade e talento, provando que com esforço e dedicação, é possível superar os obstáculos e vencer todos os desafios. A simpatia de Sheilla se evidencia no acolhimento ao público.
Gláucia Macabelli, tem postura de veterana no palco e, embora desconhecida do grande público, é uma grande atriz, demonstrando generosidade e talento. No auge da maturidade, sua beleza se evidencia, por si mesma, ou por sua postura corporal, revelando sua elegância e graciosidade.
Por fim, devo escrever a respeito do heroísmo que é fazer e viver de arte no Brasil. Um espetáculo com tanta infra-estrutura, conta com a carência de público, seja por causa de seu custo e pela falta de hábito de consumo das pessoas por esse tipo de entretenimento. As pessoas, em geral, não valorizam o teatro como deveriam.
O teatro é a arte a la carte do entretenimento, deve ser saboriada e degustada com prazer e sem pressa, para que se sinta as suas delícias. Essa arte gera a possibilidade de usar todos os sentidos, como a quem vê um prato bem elaborado.
A falta de popularidade do teatro, faz parte desse processo de deseducação do povo brasileiro e pode ser um dos caminhos para revertermos o quadro de desvalorização da educação. Amar o teatro, é acreditar no mundo da imaginação, em que com criatividade, tudo se torna possível, inclusive a existência de uma vida melhor.
Para melhores informações a respeito da peça, acessem:

8 comentários:

  1. Teatro é uma arte á qual poucos sabem apreciar, aprendi a gostar de teatro na minha época de ensino médio no Redher desde então sempre que posso vou ao teatro e confesso que tenho uma mania boba de assistir a algumas companhias sozinha pois tem uma especíe de mágica, trabalho na Paulista e sei bem o que divisão de públco.

    ResponderExcluir
  2. Voce já perguntou para algum dos seus alunos quantos já assistiram a um espetacúlo?
    Olha não sou petista mas na época da gestão Marta a garotada tinha acesso a teatro, dança, cinema etc..
    A cultura de teatro deve estar presente logo cedo na educação das nossas crianças mas infelizmente não podemos esperar muito dessa gestão em vigor, já que educação nunca foi prioridade.

    ResponderExcluir
  3. Minha cara Taís, primeiro, gostaria de dizer que tbm já trabalhei na Paulista e é tudo de bom, pois lá tem muitas possibilidades de estarmos em contato com teatro, dança, pintura, escultura, etc.
    Amo aquela avenida.
    Com relação ao teatro, recentemente, vivi a seguinte experiência: levamos os alunos para o Teatro Ruth Escobar.
    Fomos ver a peça Inês, que fala de Gil Vicente.
    Pra nossa surpresa, os alunos gostaram mais de lá que do Play Center e Hopi Hari, mas, pasme: a Secretaria da Educação proibiu esse tipo de atividades. Fazemos por baixo dos panos. Qdo retornamos de lá, a escola havia sido denunciada, vc crê nisso?

    ResponderExcluir
  4. Agora cartilha com erros geografícos pode! comentários preconceituosos pode! Má vá pelo amor o que o Serra tem na cabeça.

    Nossa!!! não sabia, mas qual é o motivo? O que uma peça de teatro pode ter de tão perigosa, talvez pelo fato de ajudar na construção de uma visão crtíca da realidade???

    Olha!!!!!!! nunca fiquei tão passada amo teatro.
    (Aquela avenida é o maxímo mesmo já tive todo tipo de experiência naquele lugar.)

    ResponderExcluir
  5. Cartilha feita com licitação de cunho duvidoso, pode. Revista da editora Abril, também. E tudo o que for pra gastar o dinheiro da Educação que não seja para compor um salário digno.

    Essa proibição é uma herança deixada por Maria Louca (Maria Helena Guimarães de Castro - ex-secretária da Educação), que a criou justificando que os 200 dias letivos devem ser na escola.

    Essa mulher é ridicula. Ela não sabe que aprendizado fora da escola é tão ou mais importante que o adquirido entre as quatro paredes da sala de aula.

    Se vc ficou passada, imagina nós. Protestamos contra isso na greve do ano passado também.

    Quanto ao que o Serra tem na cabeça, não sei o que te responder, porque nem cabelo, há!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Essa mulher não deve ser educadora deveria compor mais um cargo por indicação assim como o Serra quando ministro da saúde sem ser médico.

    Olha dei uma olhada em algumas materias e descobrir que na verdade louca da Maria Helena é professora de Sociologia na Unicamp e que já vou responsavél pelo Inep e no governo Fhc "ajudou" o Paulo Renato no mec.
    Tiazinha deslumbrada que nunca entrou em uma escola de periferia, nossa! como seria bom se algum dia um secretário (a) de educação tentasse ir em uma escola pública da periferia para ministrar uma aula...

    Tai a explicação para tal descaso com a educação quando uma Maria louca sem o menor contato com realidade assumi cargos como educação, saúde... tem que dar nisso mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Em uma das materia ela disse que estava sofrendo com a pressão da imprensa ohhhhhhhh..... até fiquei com peninha daquela perua com cara de Hebe Camargo....

    ResponderExcluir
  8. Você já reperou que a Maria Helena se parece com a Bebel, presidenta da APEOESP? Acho que elas vão no mesmo cirurgião plástico, e ele padroniza a cara feia das pacientes! KKKKKKKKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir