quinta-feira, 11 de junho de 2009

Desrespeito aos dias sagrados:

Hoje é uma grande festa para milhares de católicos. Trata-se da festa de Corpus Christi, na qual se celebra a transubstanciação do Corpo de Cristo na Eucaristia, data que remete-nos ao século XI, quando um padre durante a celebração da eucaristia duvidou que de fato Jesus se fazia presente na Hóstia, fato que gerou o milagre de o pão ter virado carne humana e o vinho sangue. Assim é revelada a origem desse dia sagrado pelo Vaticano, aos que professam a fé católica, e, consequentemente, nele acreditam.
Como se sabe, o Brasil é um país de tradição católica, portanto, essas datas, são comemoradas e celebradas, consistindo em feriados. A razão de não ser um dia de trabalho, é para que as pessoas possam ir a igreja rezar.
Porém, nos últimos anos, tanto as pessoas que não professam a fé católica, quanto as empresas, vem desrespeitando dias como hoje. Isso esvazia o sentido da festa e mostra a falta de reverência pela fé alheia.
Penso que nos países budistas, hinduístas, judaicos, mulçumanos, etc., mesmo as pessoas que não professem a fé nessas religiões, não devem trabalhar, em sinal de respeito e consideração àqueles que seguem tais preceitos.
A cada ano, verifico que mais e mais as pessoas quebram o protocolo e abrem o comércio a fim de lucrar com o dia de folga alheia, mas, não permitem que seus funcionários participem da celebração. É muito triste ver num dia como hoje, o Corpo Santo de Deus passar em meio a pessoas que dele caçoam.
Dentre as muitas coisas tristes do sistema capitalista, a que acho mais estúpida é esta: o lucro alcançado em dia santo. Que vantagem Maria leva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário