sexta-feira, 26 de junho de 2009

King of Pop:


É com profundo pesar que escrevo essas linhas hoje. Nelas, devo registrar o inacreditável: a morte do maior ídolo do Pop. Um mito, uma lenda, um ícone. Michael Jackson, foi uma criança prodígio, capaz de trazer de volta o brilho da música americana. Muito mais que um fenômeno de vendas, o percursor de tudo de bom que aconteceu na música recente, seja pelo modo como cantava, seja pelo modo como encantava com coreografias maravilhosas.
Há muito, eu já previa essa notícia, devido à fragilidade de sua saúde, no entanto, aguardava ansiosa o desfecho de sua carreira, com os shows de sua última turnê que realizar-se-ia em julho, na cidade de Londres. É estranho como a vida reserva essas surpresas, deixando a gente sem saber o que dizer, o que pensar e o que sentir.
A morte de Michael Jackson, me faz pensar na minha infância, nas coisas que eu cresci escutando e vi repercutindo sobre essa pessoa ao mesmo tempo doce e excêntrica. Por causa de Michael, tenho um primo com esse nome e tenho inúmeros alunos. O mesmo motivo que me leva aos Jacksons da minha vida.
O rei do pop, em sua passagem pela Terra, soube ser contraditório, generoso, solidário, incompreendido e solitário. Capaz de despertar a atenção de todos por sua genialidade e por seus deslizes.
Muito do que foi divulgado a seu respeito, merece atenção, acredito mesmo que Michael tenha realmente praticado pedofilia, pois a própria psicologia diz que o individuo que sofre violência e abusos na infância, pode vir a tornar-se um agressor. Quem conhece a história do cantor, sabe da infância de torturas que ele viveu, nas mãos de um pai insano, que retirou dos filhos a possibilidade de viver sua infância.
Há uns 15 anos, a Globo exibiu um documentário em formato de minissérie, no qual, mostrava a trajetória da família Jackson. Eu tinha uns nove anos e lembro-me de ficar horrorizada com as cenas que vi: castigo, surras, uma rotina pesadíssima de ensaios, a custo de lágrimas e sofrimentos.
Nunca julguei o cantor por suas atitudes, pois entendo que quem passou pelas tribulações que ele viveu, não poderia ser equilibrado mesmo. O interessante mesmo é ter brotado tamanha genialidade no meio de tanta pressão emocional, moral e psicológica.
Quando comecei a acompanhar essa mudança na cutis do cantor, imediatamente associei ao sofrimento do cantor. Não acredito que ele não se aceitasse como negro, mas, penso que era a dolorida relação dele com a família, que o levava a essa distorção no corpo.
Seu falecimento, encerra uma fase muito importante no cenário musical, em que o homem e o show se combinaram. Todas essas megas produções começaram com ele e Madonna. Mas, a imprensa, enquanto ele vivia, preferia ceder espaço aos fatos que manchavam a sua imagem.
Fico triste por ver dias como esse, em que a imprensa o endeusa. A mesma imprensa que em março o criticava, o espezinhava e o humilhava.
Por outro lado, sei que a morte tem dois viés: o do corpo físico e a da memória. O corpo se vai, porém, ninguém o apagará da História assim tão cedo, pois, dificilmente alguém venderá mais de 170 milhões de discos, como Michael Jackson conseguiu com o seu brilhante trabalho de 1982 - Triller.
Descanse em paz, Michael Jackson. Quem é rei, nunca perde a magestade. You are king of pop!!!

6 comentários:

  1. HÁ, ACHEI MUITO PRECISO SEUS COMENTÁRIOS, ESTÁ MUITO BEM COLOCADO.HOJE MESMO COMENTEU COM UM USUÁRIO LÁ NO TRABALHO, COMO FUI FÃ DELE, POIS DESDE MUITO NOVA, QUANDO ELE COMEÇOU A FAZER SUCESSO AOS CINCO ANOS DE IDADE QUE EU O ADIMIRO, AQUELA VOZ BELISSIMA VEM DESDE A PRIMEIRA INFANCIA. QUANDO ELE COMEÇO A FAZER MUDANÇA NA COR DE PELE, NOS CABELOS, ATÉ MESMO NAQUELE JEITE MEIO IMORAL DE DANÇAR, COMECEI A NAO SIMPATIZAR MUITO COM ESSE LADO DELE E TAMBEM COM OS COMENTÁRIO DE PEDÓFILO ETC....AGENTE QUE O ACOMPANHOU BEM DE PERTO FICA MUITO CRISTE COM TANTA COISA, ACHO QUE ELE BUSCOU MUITO SEU FINAL, AGREDIU MUITO SUA SÁUDE ATÉ CHEGAR A O AGORA, ENFIM AGENTE NAO CONCORDA....MAS AGENTE PERCEBE QUE HOUVE UM DESEQUIBÍBRIO MUITO GRANDE E DEVO CONCORDAR COM VOCE, TUDO FEZ PARTE DE SUA INFANCIA, DAS PRESSOES E DESAJUSTAMENTO DOS PAIS. SENTIMOS MUITO, ELE REALMENTE FOI UM MITO NA HISTÓRIA DO MUNDO. DESEJO QUE DEUS TOME CONTA DE SUA ALMA E O MANTENHA EM UM BOM LUGAR.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito pertinentes as suas colocações. Todo gênio tem os seus desequilíbrios. Só nos resta desejar paz a ele.

    ResponderExcluir
  3. Olha apesar de não ter acompanhado sua carreira, sinto que a música perdeu um símbolo de uma geração.
    O mundo a cada dia está ficando cada vez mais sem graça

    ResponderExcluir
  4. Não vejo que o mundo tá ficando sem graça por causa dos grandes talentos que estão morrendo. Há muita gente interessante carente de oportunidades, isso sim.

    ResponderExcluir
  5. Claro que existe novos talentos, mas a internet deixou o mundo fraguimentado.
    Hoje não existe uma personalidade única como antigamente (Elis Regina) para cada tribo existe uma persona é disso que falo quando brinco falando que mundo está ficando sem graça, pois uma mesma geração tem diversos ídolos. Isso é rico e natural mas é só uma bricadeira, pois por boa parte das cantoras (o) e bandas que gosto muita gente nunca ouviu falar, ou seja sou fruto dessa geração.
    É só uma bricadeira...

    ResponderExcluir
  6. Ficou meio confuso mas não geral quero disser que:
    Sim exite novos talentos, mas para cada tribo é possível encontrar uma persona, pois a globalização e internet deixou o mundo fraguimentado.
    É só uma brincadeira....

    ResponderExcluir