quinta-feira, 4 de junho de 2009

Manipulação Midiática:

Muito se discute a respeito do fim da censura no Brasil. Sobre a liberdade de imprensa pra comunicar as notícias aos cidadãos. Quando ouço esse discurso, fico pensando, sobre qual país falam.
Esse, certamente não é o país onde vivo, pois, a imprensa que conheço, não se enquadra nesse mundo perfeito, em que se comunica os fatos às pessoas. O que ocorre nos dias atuais, mesmo após vinte e cinco anos do final (oficial) da ditadura, é uma imprensa que comunica apenas os interesses dos poderosos.
Ontem, durante a assembléia dos professores, isso ficou ainda mais evidente. As cerca de cinco mil pessoas que compareceram à reunião realizada em frente à ALESP (Assembléia Legislativa de São Paulo), viram algo corriqueiro entre sindicalistas - discussão e empurra-empurra em frente ao palanque - ser publicado na mídia como uma grande confusão. Além disso, vi a tropa de choque marchar. Detalhe: o espaço mostrado era a rampa da ALESP, da qual os manifestantes não podiam passar nem para ter acesso aos banheiros.
O governo de S. Paulo usa de todos os artifícios sórdidos contra o funcionalismo público: baixos salários (menos que o salário mínimo, inclusive, como prevê a nova jornada), polícia (tropa de choque), o ticket coxinha, que vale R$4,00 (detalhe: a meses recebo só um pro mês inteiro), mídia manipulada, etc.
Eu gostaria de ver essa mesma polícia que atira balas de borracha contra trabalhadores e estudantes, defendendo a vida dos cidadãos, no cotidiano, por exemplo. Ontem, enquanto o efetivo era colocado contra pessoas que não conferem perigo a vida de ninguém - muito pelo contrário, já que se expoem ao risco na tentativa de educar essa sociedade - torcedores de Vasco e Corinthians se matavam em plena marginal do Tietê. É essa a segurança exemplar de José Serra.
É muita covardia, né? Sorria! Você está sendo manipulado...!

5 comentários:

  1. Concordo! eu estava lá presente e foi pura ficção aquela cena da tropa marchando contra os professores,um olhar mais apurado poderia se perceber que não havia professores na cena, apenas a tropa.Isso mostra como a tv é totalmente controlada pelo governo.

    ResponderExcluir
  2. você já assistiu Além do cidadão Kane???
    Um filme mais do que necessário para entender como se configura a mídia no Brasil em especial a rede Globo.

    E a forma como todos os jornais falam da nossa categoria?
    -Manifestação de professores dificulta trânsito na região da av. paulista blábláblá....
    quando o povo parar de assistir jornal nacional mudar de canal para a cultura, gazeta acessar o cmi ( central mídia independente) e parar de ler veja quem sabe um dia as pessoas possam pensar autonomamente.

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ver esse filme, já me falaram a respeito dele.
    A Globo e os outros veiculos citados, estão a serviço da direita desse país desde os tempos da ditadura.
    Para tudo isso mudar, penso que só através da educação, porém, do jeito que a coisa anda, só se houver uma verdadeira revolução.
    A ditadura acabou, mas, os poderosos, criaram um sistema extremamente alienante que premeia a nossa sociedade em todos os sentidos: através da cultura de massas, da educação "formal", etc.
    Essa autonomia só tem podido se manifestar individualmente, por isso, a gente tem que trabalhar como formiguinhas e ir abrindo as suas mentes.
    O trabalho é arduo. rs

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a mudança está sim na educação, e no acesso a informação.
    Esse ano não estou de fato fazendo por conta do meu trabalho ,mas no ano passado pude fazer e estar bem perto da garotada e foi muito bacana pois tive a oportunidade de conversar com alguns adolescentes sobre dominação midiatíca, politíca, fudêncio, música e outros assuntos ,enfim, foi muito bacana a única forma de realizar uma mudança nesse país é através da consciência e essa mulecada é quem tem esse vigor.

    ResponderExcluir
  5. Não estou fazendo estágio!!!!!!!! é por que escrevo anoite e sou meio cega rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir